TARUMÃ
TARUMÃ-a azeitona do mato
O Tarumã(Vitex montenvidensis)também conhecida por azeitona do mato,nome de origem Tupi-guarani,que significa"fruta escura de fazer vinho".Os frutos eram utilizados pelos indígenas para fazer uma algum tipo bebida fermentada.
Sua especie vai de Minas gerais até o Rio grande do Sul,Uruguay,Paraguay e Argentina,principalmente nas florestas estacionais e das araucárias,geralmente nas matas ciliares.O tarumã mede de 4 a 12 metros de altura,sozinha chega a medir 20 metros de altura no meio de floresta.Tem a copa em formato de taça meio arredondadas e sua casca é cinza escuro.
Suas flores são melíferas.Seus frutos são comestiveis e adocicados,podendo ser usado para fazer doces e licores.Na medicina popular,as folhas em infusão são usadas como diurético e depurativo do sangue.O seu crescimento é de rápido a médio,resiste a baixas temperaturas e em altitudes acima de 400 metros.
Tarumã
Nome cientifico:Vitex montevidensis Cham.Família:Verbanaceae.
Utilização:madeira usada na construção civil,fabricação de dormentes,posteis e tomeis.
Coleta de sementes:diretamente da arvore quando começa a queda natural dos frutos.
Época de coleta de sementes:fevereiro a março.
Frutos:baga marrom escuro,redondo,com uma semente dentro,com aproximadamente 2cm de diâmetro.
Flor:branca rosada.
Crescimento da muda:médio.
Germinação:normal.
Moramos no oeste de Santa Catarina, Abelardo Luz, e temos alguns pés de tarumã que produzem muito bem. Tenho interesse em fazer vinho. Alguém tem conhecimento da arte de fazer vinho de tarumã, e pode me ajudar?
ResponderExcluir