PULPERÍA....O QUE É ISTO?

Se caracteriza por ser um estabelecimentos comercial com sigulariedades e de expressão cultural local, como é no caso da Argentina (rioplatense) onde "los gauchos" costustumavam se reunir para as suas "guitarreadas" cantando, payando ou organizando bailes. Até o século XX  era comum se encontrar por toda as regiões hispanoamerica em sua maioria na america central, com este nome.
Dentro de uma pulperia se vendia de tudo um pouco, por aqui podemos dizer que era/é um armazém ou bodega com comida, bebida, velas, carvão, remédio e tudo mais. lugar de prosear e jogos de truco e peleia de galo.
A quem diga que a palavra é uma derivação "vendedor do povo" mas Solarzano Pereira em "Politica Indiana"publicada em 1647,o derivado da bebida pulque feitas no Mexico com folhas, chamado pulperia. Essa teoria é duvidosa segundo filosofos como Daniel Granada y Alejandro Magariños
Cervantes no livro"Vocabulario rioplatense razonado" impresa em 1800 com referencia no
trabalho de Garcilaso de la Vaga,que viu a existencia em Lima 1552.
Segundo esta teoria "pulperia"era originaria da palavra pulquería,

"puperia" que se vendia todos os tipos de coisas, para usar como mao "como
um pulpo"administrar todos os pedidos que
lhe foram colocadas. Esta teoria é a mais improvável de todos. Uma outra teoria é que
este termo é oriundo da venda de vários produtos, como o polirubro, que foi levado
até a mercearia, palavra por a descrição da utilização de vários tentáculos do polvo
relacionados com a utilização de diversos itens, que vendeu dessas instalações.

Calcula-se em media a presença estes estabelecimentos são milhares, por exemplo, na Costa Rica há 18 000 pulperia na Guatemala, 150 000, 120 Nicarágua outros mil e várias dezenas de milhares. Na Cidade do México há mais de 650 000, 400 000 Colômbia, Brasil 800 000. Existem 3 tipos de Pulpería: La Mostrador ,la Pulperia de Ventana e a de kisko No primeiro, há um balcão como uma barreira entre o proprietário e os clientes locais. O Pulpero servidos e vendidos com suas mãos em um balcão. Na janela da serve e vende através de uma janela em uma parede da sala, muitas vezes por razões de segurança. É um estabelecimento em um lugar público onde o cliente pode virar-se normalmente e vender jornais, flores, lanches, refrigerantes, cigarros, entre outros.
No começo do séculoXX no fim das pulpería em partes da America.A grande parte das pulperias
na Argentina e Chile, por exemplo, foi substituído por estabelecimentos com funções semelhantes parcialmente: lojas de mercadorias gerais e os boliches.
Na América Central, no entanto, o "armazém geral " ainda é usada e é muito comum.
Grandes cadeias casa fabricantes já perceberam o potencial deste tipo de ponto de venda e desenvolveram versões menores de seus produtos, passando a sua venda nas pulperias gourmetizadas.

    Comentários

    1. estoy enamorado de ti, luna! Guapa y sola te vas hablar un ratito mas......??
      Humberto Dalla Valle. Uruguaiana!

      ResponderExcluir
    2. Creio que a palavra pulperia é uma corruptela da palavra mexicana pulqueria local onde é fabricada a bebida denominada pulque que é produzida com a planta de nome agave nesses locais ou vendas além de vender a bebida pulque eram vendidos vários outros artigos por isso pulquerias.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        Excluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Esgrima Crioula

    A guarda pampa(os significados)