As Cativas

Desde o período pré-hispânico, esses território foram habitado por grupos originais diferenciados por sua diversidade cultural, cada uma delas diferenciada por seu idioma, com características semelhantes e pertencentes ao período Paleolítico. No entanto, em ambas as civilizações foi detectada uma prática comum: o rapto de mulheres. Como as primeiras sociedades européias, asiáticas, africanas e americanas, os indígenas recorreram à captura de mulheres com o objetivo de obter trabalho escravo ou evitar a consanguinidade em grupo.

Nos grupos étnicos múltiplos, as mulheres geralmente tinham um status inferior do que os homens e eram usadas para estabelecer alianças matrimoniais, pactos inter grupais e trocas comerciais. Se ela foi sequestrada, sua situação de cativa a destinou a ser a produtora de escravos. Mas se el
"El Rapto"
por Johann Moritz Rugendas
(29 Março 1802 – 29 Maio 1858)

a se tornasse concubina ou esposa, adquiria o atributo de reprodutiva. A peculiaridade de roubar mulheres de outras nações não se reduzia apenas às nativas, mas, com a chegada dos europeus, também foram incluídos os crioulos, mestiços. A captura de mulheres por alguns grupos indígenas ao final de guerras como a Tríplice Aliança atraiu a atenção do governo e da sociedade oitocentista e, para tanto, foram realizadas cruzadas de resgate. Alguns voltaram para suas famílias, mas outros permaneceram para viver nas comunidades de seus captores por sua própria vontade.

A captura de mulheres brancas, e / ou crioulas foi um fenômeno próximo ligada à guerra  produto do isolamento em que as cidades e fortes espanhóis, gerando grande instabilidade social,
exacerbado pelo rapto de mulheres e crianças brancas, entre 1598 e 1604.

Às mulheres sequestradas nas incursões, ambas espanholas como indígenas, apresentam distinções de linguagem, revelando a valorização que estes tinham de mulheres pertencentes a uma ou outra sociedade. Se são mulheres brancas eles os chamam de cativas, como uma demonstração de respeito pelos desafortunados, mas quando se referem uma mulher indígena prisioneira é chamada de escrava, denotando sua condição inferior e como uma forma de justificar seu estado de submissão forçada, devido à sua resistência a poder dominante. O desejo de vingança aparece repetidamente como motivo para sequestrar mulheres, embora o mesmo acontecesse quando os espanhóis levassem as mulheres e crianças das malocas,ao justificar suas ações depois que suas esposas e filhas lhes foram tiradas

Por outro lado, esse desejo de vingança estava relacionado aos maus-tratos recebidos pelos nativos, em serviço pessoal aos espanhóis.esta consideração despojos os índios de todo o afeto de piedade para
com aqueles seus cativos; usando-os rigorosamente nos ministérios domésticos e o país, matando-os de fome, trazendo-os mal vestidos, não curando seus doenças e tratá-los tão mal quanto poderiam.

Os caciques idosos descrevia à desumanidade das mulheres com a ganância insaciável, que as mantinham, a opressão de que tinham o serviço, mulheres indígenas, chinas e meninos, mesmo aqueles que não tinham idade suficiente para o trabalho, também tendo mulheres casadas, usando-as contra sua vontade, no final trocado por trigo ou animais, por isso poucos são os cativos que não foram
muitas vezes vendendido entre eles e, portanto, teve muitos proprietários, de modo que já que por causa das vendas são normalmente transferidos.

Pelas características do cativeiro, parece que eles replicaram o tratamento que receberam para seus próprios cativos, há quatro variáveis ​​que se destacam e que sustentam essa hipótese: a dispersão dos cativos, as mudanças em suas atividades diárias, linguagem, vestimenta, etc., os trabalho que lhes foram atribuídos e a mistura racial. Essa mesma desnaturação e dessocialização foi realizada com seus cativos. Este tratamento, ao invés de humilhante, buscava uma incorporação forçada do cativo a seu esquema sociocultural, assim como os espanhóis fizeram com os índios capturados. Eles os vestiram à sua maneira, proibindo falar sua língua de origem e sua religião. O resgate dos cativos, apesar do interesse sempre presente, estava sujeito aos altos e baixos da guerra e aos interesses pessoais das autoridades.

O principal inimigo da escrava indígena, na intimidade doméstica, era a mulher hispano-crioula. Esta última, ao tentar compensar a ausência do marido, assumia papéis que, segundo o pensamento masculino da época, não eram seus: de executora do marido, tutora dos filhos, patrona da capela, além disso, em alguns às vezes, ela tinha que trabalhar como parteira, cozinheira e pulpera . Em muitas ocasiões, se encarregar da administração de encomendas das atividades comerciais e artesanais. Os cuidados domésticos que por designação social deviam desenvolver, deixaram nas mãos das escravas indígenas.

Essa lamentável situação teve sua réplica no mundo indígena, manifestada no sequestro e tratamento cruel de mulheres brancas. A mulher indígena vive um duplo cativeiro. O primeiro, o da sociedade patriarcal em que opera; a segunda, a do dominador que a subjuga em um sistema cultural estranho e incompreensível.

A historiografia indicou que, embora os aborígenes valorizassem as mulheres espanholas por seus talentos eróticos especiais, eles incorporaram os cativos em sua sociedade como escravas concubinas, em vez de esposas . A vingança se refletiu nas ações indígenas, o guerreiro sentiu que tinha o direito e o poder de subordinar a mulher branca. É fácil imaginar a dor de seus familiares quando lembramos que o sequestro atacou a honra sexual da mulher; a honra feminina consistia em preservar a virgindade e uma reputação de virtude. Meninas em idade de casar, se voltassem do cativeiro, como poderiam provar sua virgindade? Talvez os pais devessem aceitar como marido da filha um homem que não teriam aprovado anteriormente; e como as mulheres casadas encarariam seus maridos nos olhos, com o fruto do pecado na barriga? Os resgates visavam a dois aspectos: salvar as mulheres da heresia e evitar que os índios deixassem nelas descendentes.A união ilícita entre indígenas e cativos não foi aceita pela igreja, daí o interesse em salvar seu corpo e alma. Como os nativos vivia fora da doutrina cristã, as trocas começaram a ser feitas por índios já cristianizados que residiam nas zonas de paz. 

As cativas brancas e mestiças foram incorporados a sociedades cujos costumes lhes eram estranhos, tornando-se mão de obra barata de satisfação sexual. Não existia solidariedade de gênero, as maiores humilhações eram perpetradas pelas mesmas mulheres que sentiam ciúmes desses intrusos valorizados por seus homens pelo mistério que continham: eram diferentes e, portanto, apreciáveis. No cativeiro feminino, durante o século XVII, podemos observar duas etapas: O primeiro 1598-1655: marcado pela violência, e o lucro obtido com as vendas. A captura de mulheres produziu uma nova identidade de pele, sangue e pensamento: a mestiça. 
O segundo 1655-1700: por uma retirada da força hispânica e uma política de intercâmbio entre as duas sociedades; que tentou acabar com o sofrimento feminino e alcançar a estabilidade na fronteira. Em ambas as sociedades - indígenas e hispânicas - as mulheres normalmente se desenvolvem em duas áreas: a família e o lar.

Brancas, crioulos, mestiços e indígenas sofreram em silêncio a miséria do cativeiro; a sensibilidade feminina não registou seu infortúnio, mas é lícito pensar nas noites sem dormir sem fim, nas angústias diárias e nas lágrimas inesgotável ​​que cobriram o solo desta terra.

Outra das composições do LP que alcançou certo grau de circulação foi “Dorotea, la cautiva”, onde se recria um arquétipo histórico mais frequente do que se supõe: a mulher branca que foi cativada pelos índios e que Quando a resgatam, ela se recusa a voltar ”. 51 Lá a dupla Luna-Ramírez alcançou bons resultados, tanto literários quanto musicais. Mercedes Sosa conseguiu um desempenho íntimo e cheio de dor ao personificar o cativo que não quer voltar ao mundo dos "brancos".


Referências:
•LAS CAUTIVAS DE LAS SIETE CIUDADES:EL CAUTIVERIO DE MUJERES HISPANOCRIOLLAS DURANTE LA GUERRA DE ARAUCO, EN LA PERSPECTIVA DE CUATRO CRONISTAS (S. XVII)

•Mujeres cautivas en la frontera araucana-Rebeca Alegría.

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